Menu

Craques do Rádio

TCMGO realizou em Campos Belos o Encontro Regional para os municípios da 3º Região

03 ABR 2019
03 de Abril de 2019

Em Campos Belos , gestores da 3ª Região participaram  do debate sobre efetividade das políticas  públicas.

O TCMGO realizou nesta terça-feira (2.4.19), o Encontro Regional na Região Nordeste de Goiás, em Campos Belos, que fica a 630 quilômetros de Goiânia.

O evento ocorreu das 7h30 às 13h na Câmara Municipal da cidade.

Prefeitos, presidentes de Câmaras, vereadores, controladores internos e servidores públicos representantes de 40 municípios que formam a 3ª Região, participaram do encontro. Esse foi o segundo de uma série de sete encontros programados pelo tribunal para os meses de março, abril e maio deste ano.

Percorrendo o Estado, o TCMGO discute as formas de melhorar a gestão. É a busca pela efetividade das políticas públicas. É o caminho adequado para aplicar o dinheiro público em benefício do cidadão, atendendo, realmente, as suas necessidades básicas, afirmou o presidente Joaquim de Castro na abertura do evento.

O presidente disse também que a presença do tribunal nos municípios é fundamental para que os técnicos conheçam de perto a realidade de cada cidade.

O corregedor do TCMGO, conselheiro Francisco José Ramos, no seu discurso de abertura, frisou que: “O tribunal, com o Encontro Regional, quer contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas que, de fato, atendam à população”. Citou o exemplo da educação, que para ser efetiva precisa oferecer um serviço de qualidade.

Participaram também da mesa de abertura, o prefeito de Campos Belos, Carlos Eduardo Pereira Terra, o presidente da Câmara de Campos Belos, vereador Márcio Cardoso Valente, a
prefeita de São João da Aliança, Débora Domingues Carvalho, o prefeito de Teresina de Goiás, Josequim Miranda, entre outras autoridades.

Depois da abertura oficial, foi ministrada a palestra: “ Operação do Sistema Colare”, e, em seguida, os presentes puderam participatar dos painéis: Preços Referenciais para Orçamentos de Obras e Serviços de Engenharia, Portal da Transparência e Aspectos Relevantes no Controle da Gestão de Pessoal.

A Prefeitura e a Câmara Municipal de Campos Belos foram parceiras do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás e do Ministério Público de Contas dos Municípios na realização do Encontro Regional da 3ª Região.Participaram prefeitos, vereadores e gestores municipais de 40 cidades goianas.

Na abertura do Encontro Regional em Campos Belos, o presidente do TCMGO, conselheiro Joaquim de Castro ressaltou que a presença do tribunal nos municípios é fundamental para que os técnicos conheçam de perto a realidade de cada cidade, para orientar melhor no desenvolvimento das políticas públicas com eficiência.

O conselheiro-diretor da 3º Região, Francisco J. Ramos, disse que “o Tribunal, com o Encontro Regional, quer contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas que, de fato, atendam à população”. 

Citou o exemplo da educação, que para ser efetiva precisa oferecer um serviço de qualidade.

O prefeito de Campos Belos, Carlos Eduardo P. Terra enfatizou a parceria com o Tribunal para o desenvolvimento de políticas públicas na região. 

Agradeceu a presença do TCMGO na cidade distante 630 km da capital, para trazer conhecimento aos gestores. 

A prefeita de São João da Aliança, Débora Domingues Carvalho disse que é preciso que gestores sejam mais técnicos que políticos para garantir a correta aplicação dos recursos públicos.

O superintendente de Gestão Técnica do TCMGO, Petrônio P. de Paula apresentou aos gestores a Operação dos Sistemas: Passaporte e Colare, ferramentas de prestação de contas adotadas para facilitar o trabalho dos gestores. 

Ele falou também sobre o IEGM.

Fonte: TCM GO
Voltar

(62)9 9674 0437.