O carnaval está chegando e com ele uma nova exposição no Museu Histórico e Cultural de Arraias (MHCA).

A exposição "Entrudo Arraiano: eu já vesti e visto essa camisa" contará a história do carnaval de Arraias, onde pulsa o ritmo do Entrudo, uma festa de alegria e exageros.


A folia no município é diferente, sua história remete ao Império, onde a estrela da festa é a água, e água em abundância. 

Isso porque, durante os quatro dias os foliões arraianos saem às ruas da cidade molhando quem encontrar pela frente. 

Toda a brincadeira é acompanhada por antigas machinhas, executadas por tocadores de sanfona e zabumba. Na festa não tem espaço para ninguém ficar bravo, todos entram no clima e se molham muito.

As professoras da UFT Valdirene Gomes de Jesus e Ana Paula Rosa Rodrigues são responsáveis pela curadoria, pesquisa e expografia da nova Exposição. 

Elas contam que o Entrudo é um patrimônio cultural imaterial de Arraias, que atravessou o tempo, rompeu barreiras raciais e sociais, perseverando no sangue arraiano durante décadas, atraindo a cada ano mais e mais adeptos da brincadeira do molha-molha.

Exposição

Para lembrar essa tradição a exposição apresenta um conjunto de 29 camisetas usadas pelos participantes do Entrudo em anos passados. 

O conjunto conta com camisetas desenvolvidas e usadas pelos Amigos do Entrudo, blocos CPI e Galinzé da Madrugada, projeto Conviver, entre outros. Tudo isso, evidenciando as mudanças de formatos, tecidos e cores.

Além das camisetas, a exposição conta com objetos como potes, instrumentos musicais, fotografias e a estrela do Entrudo: 


o balde d’água! “Juntos, camisetas e objetos representam testemunhos de uma época, de uma cultura, de uma manifestação e expressão cultural singular do povo arraiano”, destaca Ana Paula.

Quem passar por lá, ainda pode sentir a honra de ser o rei/rainha do Entrudo por um dia usando coroa, capa e recebendo até a chave da cidade. 

E toda a visita conta com sonoplastia cuidadosamente selecionada por Filipe Vieira de Oliveira. Imperdível!

Saiba mais sobre a Associação Amigos do Entrudo de Arraias

A Associação Amigos do Entrudo de Arraias-TO foi criada em 25 de Janeiro de 2006, com 80 associados. 


O objetivo da organização é de preservar e dar continuidade à tradição do Entrudo.

Atualmente ela também é responsável por toda a organização do evento, desde a escolha do Rei e da Rainha até a definição do trajeto a ser seguido pelos foliões do Entrudo, sendo fundamental para a existência dessa importante manifestação cultural arraiana.


Serviço

A exposição temporária estará aberta até o dia 06 de março, das 8h às 12h. A entrada é gratuita.

Fonte: UFT



Deixe seu Comentário