No último dia 14 de julho, foi realizada a defesa online do Relatório Técnico Científico da estudante Tatiane Rosa Marques, do Curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental da UFT (Universidade Federal do Tocantins).

O estudo tratou do contexto do Festejo de Santos Reis na Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso, em Arraias (TO). 

Segundo o estudo da acadêmica, o festejo tem características rituais próprias e fazem parte do conjunto de manifestações culturais e tradicionais que anualmente são realizadas pelos moradores da referida comunidade. 

"No contexto dos rituais apreciados pelos moradores da Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso é a folia de Santos Reis que tem início no dia 1º de janeiro e o arremate que consiste no ritual da chegada da folia sendo realizado no dia 6 de janeiro", disse ela. 

Na perspectiva de conhecer melhor estes festejos, a estudante fez pesquisa em várias fontes bibliográficas e também pesquisa de campo. 

Na ocasião foram feitos registros fotográficos e entrevistados participantes detentores dos saberes a fim de entender a história do festejo.

A comunidade remanescente de Quilombo Kalunga do Mimoso, segundo Costa (2004) está localizada a 120 km do município de Arraias Tocantins e foi reconhecida pela Fundação Cultural Palmares em 2005.

Nesta comunidade, os festejos de Santos Reis é um bem cultural vivenciado e apreciado pelos seus moradores. Por esta razão se tornou um dos interesses em pesquisá-lo considerando esta significativa manifestação cultural do meu povo, com vista a dar visibilidade e valorizar este evento.

"Na condição de acadêmica pesquisadora busquei nestas memórias do festejo de Santos Reis, ressignificar minhas vivências e experiências para o aprimoramento do meu aprendizado; e por meio desta pesquisa contribuir de alguma forma para o reconhecimento, preservação e valorização dos saberes tradicionais da minha comunidade",  destacou a acadêmica Tatiane Rosa Marques.

O tema Tema do Relatório Técnico Científico foi "Festejo de Santos Reis na Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso, orientado pela Professora Doutora Noeci Carvalho Messias.

Participaram da banca examinadora a Professora Doutora  Jorgeanny de Fatima Rodrigues Moreira, do Curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental/UFT e a
Professora Doutora Magda Suely Pereira Costa, do Curso de Pedagogia/UFT.

Deixe seu Comentário